Memória Cinematográfica

Menu

Saneamento Básico – O Filme

DVD 11 janeiro 2008

Não fosse por “Tropa de Elite”, seria possível dizer que este é o melhor filme brasileiro de 2007. Mas pode-se dizer, sem titubear, que “Saneamento Básico – O Filme” é a melhor comédia do ano, quiçá da Retomada.

O longa-metragem, escrito e dirigido por Jorge Furtado, conta a história de uma comunidade de descendentes italianos que vivem no sul do País e se reúnem para cobrar da subprefeitura as obras do esgoto.

Liderada por Marina (Fernanda Torres), uma moça que trabalha na marcenaria do pai, seu Otaviano (Paulo José), e é casada com Joaquim (Wagner Moura), a comunidade recebe a notícia da secretária Marcela (Janaína Kremer) de que a verba para a construção do esgoto não será liberada, mas eles poderiam gravar um vídeo e receber o prêmio de R$ 10 mil concedido pelo governo federal. Para arranjar o dinheiro, eles resolvem fazer um filme.

O uso de metáforas é um recurso usado e bem explorado, principalmente por intermédio de imagens da natureza e da mulher. O timing de Fernanda Torres e Wagner Moura funciona, proporcionando diversão ao público.

Veja também