Memória Cinematográfica

Menu

Hollywood vai entregar o Oscar

Estreia tatianna 4 março 2006

No dia 5 de março, todas as atenções dos cineastas, atores, diretores, roteiristas estarão voltadas para um só lugar: o Kodak Theatre, que sediará a 78 edição do Oscar. A Academia já mostrou quais são os seus indicados e decretou que o belíssimo “O Segredo de Brokeback Mountain” concorre a oito indicações, entre elas as principais categorias.

George Clooney, por sua vez, virou o homem do ano quando seu “Boa Noite e Boa Sorte” recebeu seis indicações. Ele também foi indicado como Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação em “Syriana”. “Memórias de uma Gueixa“, “Crash – No Limite“, “O Jardineiro Fiel“, do brasileiro Fernando Meirelles, disputam quatro prêmios. Esquecido pela Academia, “Ponto Final – Match Point“, de Woody Allen, só foi indicado por Melhor Roteiro Original.

Não resta dúvida que a Academia surpreendeu a todos neste ano, quando anunciou que entre os indicados não estão as grandes produções. Ao contrário, a maioria é de filmes politizados, que abraçam as grandes causas dos problemas mundiais. Pelo menos os que concorrem nas principais categorias estão novamente em cartaz, uma maneira de correr para assistir antes da espera que divide o lançamento no cinema e em DVD.

No último mês foi entregue o Bafta, o Oscar britânico. Embora o filme de Meirelles tenha sido o favorito, com 10 indicações, foi derrotado para “O Segredo de Brokeback Mountain”, de Ang Lee, o grande vencedor com quatro prêmios dos nove aos quais concorria, entre eles os de Melhor Filme e Melhor Diretor. O longa também foi premiado no Festival de Cinema de Veneza e venceu nas principais categorias do Globo de Ouro.

O Bafta também sagrou vencedor o ator Philip Seymour Hoffman, por “Capote”, e Reese Witherspoon, por “Johnny & June”.

Entregue desde 1927, o prêmio de maior prestígio é transmitido para diversos países ao vivo e é a festa que mais reúne celebridades no tapete vermelho. Neste ano, a Globo transmite após o Big Brother Brasil 6, com narração de Maria Beltrão, comentários de José Wilker e reportagens de Patrícia Poeta. Já a TV paga TNT começa a partir das 21 horas.

Confira agora a lista completa e não se esqueça de torcer por Fernando Meirelles, que embora tenha ficado de fora da indicação de Melhor Diretor, pelo menos ele se sentiu honrado, de acordo com nota divulgada, por ter Rachel Weisz no páreo para o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante.

Surpresas à parte, a contar que se trata de uma festa tipicamente norte-americana, já dá para se ter uma idéia do que vai acontecer na noite do dia 5.

Confira a lista completa dos indicados.

 

Mais Lidas

Veja também