Um dos focos do longa-metragem “Vênus” (“Venus”), estréia desta sexta-feira, dia 23 de fevereiro, é sem dúvida o choque da diferença de idade entre os dois personagens centrais do drama inglês. Ambientado em Londres, o filme mostra imagens da capital inglesa como pano de fundo para contar a história da jovem Jessie (Jodie Whittaker), que chegou do interior para tentar carreira de modelo.
Durante sua estada na cidade, ela vai morar com o tio-avô Ian (Leslie Phillips), um ex-ator que passa os dias contando quantos e quais remédios precisa tomar para todos os seus problemas de saúde.
Seu amigo Maurice (Peter O’Toole), outro ator veterano que atualmente faz pontas em programas da televisão, costuma compartilhar com ele suas experiências, mas é um tanto mais tolerante com a presença da jovem, que sacode a vida dos dois velhos. É Maurice, pois, quem tem mais paciência com Jessie e a leva para conhecer a cidade e tenta conseguir para ela um emprego como modelo.
Seu primeiro trabalho consiste em posar nua como modelo para artistas que estão em fase de aprendizado nas artes plásticas. Tímida, Jessie posa, mas pede que Maurice saia da sala. Após o trabalho, ele a leva à National Gallery para ela conhecer a obra-prima de Velásquez: Vênus. Então, ela conhece o modelo de beleza feminina, que não é nada vergonhoso.
É durante esses passeios que Maurice descobre a juventude de Jessie e tudo o que poderia ter, caso fosse anos mais jovem. A ingenuidade dela, misturada aos desejos masculinos dele, vão resultar em uma explosão no sentimento de ambos.
Com cenas cuidadosamente dirigidas por Roger Michell (“Um Lugar Chamado Notting Hill”), o longa apresenta cenas sensuais, provocativas, mas sem apelações. A câmera de Michell se movimenta rapidamente em certas ocasiões, como durante uma viagem de trem, e apresenta os personagens de maneira intimista.
Indicado ao Oscar de Melhor Ator, Peter O’Toole oferece um espetáculo de encenação ao público, quando interpreta um senhor que vive os dramas de sua idade, que é obrigado a fazer o “humilhante” exame de próstata (e depois operá-la), mas ao mesmo tempo sente desejo por uma jovem. Separado de sua esposa Valerie (a excelente Vanessa Redgrave), Maurice vai visitá-la e prepara um jantar como forma de despedida.
A trilha sonora, que intercala canções pop e clássica, também é uma forte contribuição para a separação e a marcação dos personagens e seus estilos de vida. “Vênus” é um filme provocante, malicioso, mas ao mesmo tempo extremamente delicado, que trata principalmente sobre a passagem do tempo, a sabedoria, a amizade e o amor.