Subscribe via RSS

Os Mercenários 2

31 ago 2012

written by Tatiana Babadobulos

Há dois anos, Sylvester Stallone reuniu muitos atores acostumados aos filmes de ação para fazer uma paródia deles mesmos. Além de ele mesmo atuar, escrever e dirigir o longa-metragem “Os Mercenários”, fazem parte do elenco Jet Li, Jason Statham, Bruce Willis, Mi­ckey Rourke e Arnold Schwarzenegger.

Na ocasião, Jean-Claude Van Damme (“Soldado Universal”) chegou a ser convidado, mas recusou a participação. Agora, boa parte do elenco integra a continuação, “Os Mercenários 2” (“The Expendables 2”), que estreia nos cinemas nesta sexta-feira, 31. Nesta sequência, porém, Van Damme também engrossa o time.

No episódio, Barney Ross (Stallone), Lee Christmas (Sta­tham), Yin Yang (Li), Gunnar Jensen (Dolph Lundgren), Toll Road (Randy Couture) e Hale Caesar (Terry Crews), com os novos membros Billy the Kid (Liam Hemsworth) e Maggie (Yu Nan) se reúnem quando Church (Willis) os convoca para assumirem um trabalho aparentemente simples.

É verdade que a fita demora a engrenar, já que o objetivo da viagem deles à Ásia não está tão claro ao espectador. No entanto, a trama, em si, em filmes como esses, pouco importa. Afinal de contas, a plateia está lá para assistir às lutas, aos tiros e até mesmo ouvir as piadas que homenageiam principalmente os papéis anteriores de cada ator.

Há bastante violência no decorrer do filme, mas as cenas de luta são bem filmadas: é possível visualizar bem quem está batendo e quem está apanhando, por exemplo. Esses momentos são realmente empolgantes, principalmente para o público que acompanhou  ao longo da carreira Chuck Norris e Schwarzenegger, este último que eternizou o bordão “I’ll be back”. Ele, aliás, fala em diversos momentos a mesma frase.
Como ator, Sylvester Stallone continua o mesmo. Estando nervoso ou feliz, a sua expressão é a mesma.

Um dos principais trunfos de “Os Mercenários 2” é o fato de ninguém ali se levar a sério. Os próprios atores tiram sarro de si mesmos, fazem paródias com os trabalhos anteriores e se divertem. Como os atores fizeram muito sucesso no passado, principalmente entre os garotos, hoje são os rapazes de mais de 30 anos que irão se identificar com o filme, reconhecer as piadas e se divertir juntamente com o elenco.

O primeiro longa arrecadou US$ 274 milhões nas bilheterias do mundo todo. Com direção de Simon West (“Lara Croft: Tomb Raider”), a fita foi escrita a quatro mãos por Richard Wenk e pelo próprio Stallone.

Outra curiosidade é que no filme anterior a história se passa na América, mas também foi filmada no Brasil. Já “Os Mercenários 2” foi filmado na Bulgária, em Hong Kong e em Nova Orleans.


Leave a comment

© 2023 Memória Cinematográfica