Memória Cinematográfica

Menu

Homens de Preto 3

3D Blockbuster Estreia 25 maio 2012

Foi em 1997 que “Homens de Preto” mostraram suas forças contra os alienígenas que invadiram a Terra. Em 2002, os agentes retornaram aos cinemas. Mas ninguém imaginaria que, 10 anos depois, J (Will Smith, de “À Procura pela Felicidade”) e K (Tommy Lee Jones, de “Às Margens de um Crime”, “Capitão América: O Primeiro Vingador”) voltariam à baila no longa-metragem “Homens de Preto 3” (“Men In Black 3”), que estreia nesta sexta-feira, 25, em lançamento mundial, para continuar com a missão de proteger o planeta.

Em projeção 3D, a fita traz ação e o mesmo senso de humor dos dois primeiros filmes, principalmente nos diálogos que envolvem o veterano Will Smith. Mas a aposta maior é mesmo nos efeitos especiais, que são o diferencial, uma vez que trata-se de um filme que mistura humanos e alienígenas em constante movimento e transformação.

Nesta aventura, os agentes da MIB voltam no tempo até chegarem ao dia no qual a nave espacial Apollo 11 é enviada à lua, em 1969, a partir do Cabo Canaveral, na Flórida. Na ocasião, J vai descobrir alguns segredos que até então estavam escondidos. É quando são reveladas situações nas quais os dois agentes se tornaram inseparáveis, mesmo que ambos tenham pouca conversa em todo o tempo que passam juntos.

Além dos aliens, os efeitos especiais reconstroem o lançamento da nave, a superfície da lua (com detalhe da bandeira americana fincada por ali), além do salto no tempo de Will Smith, que se joga do alto do edifício em Nova York. Nessa reconstituição do tempo, a fita é incisiva na maquiagem e no figurino. Destaque para a cena engraçadíssima que envolve os agentes e um falso Andy Warhol!

Os outros personagens que complementam a história é o alien do mal, Boris (o neozelandês Jemaine Clement), que é resgatado da prisão na lua, em uma das cenas de contorcer o estômago (se é que isso é possível!). É ele quem protagoniza as cenas mais bizarras, além de seu personagem ter inspiração animal. Sua caracterização é incrível, a começar pelos dentes, passando pelas mãos e por todo o seu corpo, já que não possui um dos braços.

E é contra ele que os agentes da MIB vão ter de perseguir durante os minutos seguintes. A ajuda, porém, será de Griffin (Michael Stuhlbarg, de “A Invenção de Hugo Cabret”). Da agência, ainda está  a agente O (Emma Thompson, de “Mais Estranho Que a Ficção”, “Simplesmente Amor”), que usa o seu charme e senso de humor para dar vida à sua personagem.

Dirigido por Barry Sonnenfeld (o mesmo dos longas anteriores) e escrito por Etan Cohen (“Trovão Tropical”), com base nos quadrinhos de Lowell Cunningham, “Homens de Preto 3” diverte o público interessado em dar algumas (poucas) risadas, em meio à ação e a efeitos especiais. E nada mais.

Veja também