Memória Cinematográfica

Menu

Mostra de Cinema

Mostra 17 outubro 2011

Mostra vai apresentar cópia restaurada de "Taxi Driver"

 

Está marcada para acontecer, de 21 de outubro a 3 de novembro, a tradicional Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. A 35ª edição promete apresentar cerca de 250 títulos vindos de vários países, em 22 salas, entre cinemas, museus e centros culturais espalhados pela capital.

O cartaz, que já teve assinaturas de Tomie Ohtake, Os Gemeos, entre outros, será assinado por Mau­ricio de Sousa, com seu primeiro personagem de quadrinhos, Piteco, criado em 1964. Além da seleção de filmes e oficinas, a Mostra inaugura uma exposição com obras de Sergei Paradjanov (1924-1990).

Entre os filmes confirmados, estão: “O Amor Não Tem Fim”, de Ju­lie Gavras; “Habemus Papam”, de Nanni Moretti; “O Futuro”, de Mi­randa July; “A Ilusão Cômica”, de Mathieu Amalric; “Era Uma Vez na Anatolia”, de Nuri Bilge Ceylan; “Sorelle Mai”, de Marco Bellocchio. Dos produzidos pelo Brasil, “Canções”, de Eduardo Coutinho; “O Pa­lhaço”, de Selton Mello; “Vou Rifar Meu Coração”, de Ana Rieper.

Outra novidade são os clássicos em cópias restauradas, tanto em versões digitais como em 35 mm, como “Taxi Driver”, de Martin Scorsese, “1900”, de Bernardo Bertolucci, e “Laranja Mecânica”, de Stanley Kubrick.

No site www.mostra.org, é possível conferir os filmes em exibição e seus horários. Vale lembrar que muitos apresentados primeiramente na Mostra, são exibidos em circuito posteriormente, principalmente aqueles que trazem a legenda em português. Os que  trazem “legenda eletrônica”, porém, dificilmente são exibidos no país depois da Mostra.

A central da Mostra vende ingressos antecipados e funciona a partir do dia 15, das 10h às 21h, no Conjunto Nacional (avenida Paulista, 2.073). Ingressos também são vendidos pela internet.

Veja também