Subscribe via RSS

Dreamgirls – Em Busca de um Sonho

16 fev 2007

written by Tatiana Babadobulos

Musical é um gênero do cinema que desperta um sentimento raro: ou as pessoas amam, ou odeiam. Dificilmente há um meio termo. “Dreamgirls – Em Busca de um Sonho” (“Dreamgirls”), estréia desta sexta-feira, dia 16 de fevereiro, talvez desponte uma das duas emoções, mas vá ao cinema e relaxe. A história é boa. A forma como ela é contada talvez seja um pouco cansativa em alguns momentos, porém o que importa é o resultado final: emoção na certa!

O longa-metragem mostra uma história baseada na vida de Diane Ross, com um roteiro com grandes apresentações dos palcos da Detroit de 1960, a descoberta de talentos e discussões originadas pela vaidade.

O vendedor de carros Curtis Taylor Jr. (Jamie Foxx) sonha em abrir a própria gravadora e lançar novos talentos. É durante um concurso que ele conhece o grupo The Dreamettes, formado por Deena Jones (Beyoncé Knowles), Lorrell Robinson (Anika Noni Rose) e a cantora-líder, Effie White (Jennifer Hudson).

Então, ele consegue com que o trio se apresente ao lado de James Early (Eddie Murphy), um dos destaques da cidade, com roupas brilhantes e seu jeito caricato de se apresentar. Daí pra frente, o longa-metragem se desenvolve e no meio do caminho podemos observar o envolvimento com drogas, sucesso e um destino bem manjado no meio artístico.

Dirigido por Bill Condon (“Kinsey – Vamos Falar de Sexo”), a fita tem uma boa apresentação, com shows coloridos, músicas poéticas, bem cantadas e interpretada pelos atores. Certas seqüências chegam a enjoar, no entanto, quando são emendadas uma música a outra, ou quando discussões por problemas adversos são feitas por intermédio da música. Neste quesito, ponto a mais para “Ray”, filme estrelado também por Jamie Foxx e inspirado na vida do jazzista Ray Charles.

Eddie Murphy é um dos destaques e o longa marca a sua volta à telona, com seu jeito cômico de interpretar o personagem. Não foi à toa, aliás, que ele garantiu o Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante na categoria Musical ou Comédia. Destaque também para Jennifer Hudson, vencedora de uma edição do programa televisivo “American Idol”, em seu primeiro trabalho na telona e já chega arrebentando. Danny Glover é outro destaque de respeito.

No Oscar 2007, “Dreamgirls – Em Busca de um Sonho” é a produção que mais possui indicações, oito no total: Melhor Ator Coadjuvante, para Eddie Murphy, Melhor Atriz Coadjuvante, para Jennifer Hudson, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Som e três indicações de Melhor Canção: “Listen”, “Love You I Do”, “Patience”.

 


Leave a comment

© 2024 Memória Cinematográfica