Uma verdadeira retrospectiva da história do ex-Beattle John Lennon e sua luta por paz nos Estados Unidos, em plena Guerra do Vietnã, é o que se espera ver no documentário “Os Estados Unidos Contra John Lennon”.
O filme, que traz legendas eletrônicas em português, está em cartaz pela 30ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (sessão 973, dia 2 de novembro, às 19h30, no Unibanco Arteplex).
Dirigido por David Leaf e John Scheinfeld, o documentário mostra imagens políticas e ativistas daqueles anos (1966/1976) e depoimentos atuais, entre outros, de Yoko Ono, que mostra ainda mais seu engajamento.
A trilha sonora, como não podia deixar de ser, é repleta das suas músicas, um verdadeiro deleite para os amantes de uma das mais famosas bandas do mundo. A ênfase fica a cargo de ““All we are saying is give peace a chance”.
A contra partida é quando retrata o governo dos Estados Unidos, representado por Richard Nixon (impossível não se lembrar de George W. Bush), e a perseguição por conta de seu visto americano até a obtenção do green card.
Com direção e roteiros impecáveis, o filme merece ser visto e respeitado, principalmente pela pesquisa de imagens, edição bem feita e história do nosso tempo.