Um dos maiores alertas mundiais quanto ao aquecimento global talvez tenha sido dado pelo “ex-futuro presidente” dos Estados Unidos, Al Gore. Depois que perdeu as eleições em 2000 para George W. Bush, o ex-candidato se empenhou em fazer apresentações ao redor do mundo para alertar a população sobre os perigos do aquecimento.
Essa divulgação chamou tanta atenção que, na mão do diretor Davis Guggenheim (“Intrigas”), foi transformada no documentário “Uma Verdade Inconveniente” (“An Inconvenient Truth”), vencedor do Oscar de Melhor Documentário em 2007. O longa-metragem, aliás, já está disponível em DVD.
No filme, Al Gore, que afirma não ter a mínima intenção de se recandidatar ao cargo, é muito didático, ensina durante as suas apresentações o que é o aquecimento global, sempre com a ajuda de imagens e bom-humor para atrair a atenção para essa questão.
Com imagens chocantes, provenientes principalmente de viagens realizadas por Al Gore, é possível, por intermédio do documentário, entender e se aproximar de um dos problemas que mais ocupam a mente dos ambientalistas ultimamente. Intercalando as palestras com entrevistas, viagens e esclarecimentos, Guggenheim conta uma história singular sobre a causa que também deveria ser a preocupação de cada um de nós.