O lançamento vai ocorrer dentro da programação do Curta Kinoforum – 29º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, às 18h, no foyer do Museu da Imagem e do Som (MIS-SP). O primeiro lançamento do livro foi realizado durante o Festival de Annecy, na França.
“O interessante do livro é poder conhecer a história do cinema de animação no Brasil a partir de textos analíticos e informativos sobre cem filmes – dos quais 83 são curtas – que apontam para as mais diversas tendências e os mais variados contextos desse percurso”, afirma o crítico Gabriel Carneiro, que organizou o livro ao lado do presidente da Abraccine Paulo Henrique Silva.
Além da Abraccine, a obra foi produzida pela ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação), pelo Canal Brasil e pelo Grupo Editorial Letramento em comemoração aos cem anos da animação nacional. Há, ainda, 20 artigos históricos que registram os principais caminhos e personagens de sua trajetória.
A crítica de cinema Tatiana Babadobulos, autora do Memória Cinematográfica, é uma das autoras do livro. O filme analisado é “Minhocas”, de 2006, com direção de Paolo Conti e codireção de Arthur Medeiros Nunes.
Os outros dois primeiros livros da Abraccine são “100 Melhores Filmes Brasileiros” (2016) e “Documentário Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2017).
O livro está disponível para venda no site da editora Letramento.