A Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) anunciou os ganhadores de seu quinto prêmio anual: Melhores Filmes de 2016.
Na categoria Longa-Metragem concorreram todos os filmes lançados em circuito comercial no Brasil, tanto brasileiros como estrangeiros, entre 17 de dezembro de 2015 e 29 de dezembro de 2016, totalizando mais de 400 produções.
Na categoria Curta-Metragem concorreram somente filmes brasileiros exibidos durante o ano de 2016 em mostras, festivais e demais eventos cinematográficos.
Presidente da Abraccine, Paulo Henrique Silva afirma que “o Prêmio Abraccine se consolida cada vez mais como o Grande Prêmio representativo do pensamento crítico brasileiro”.
Diferente da maioria das premiações cinematográficas, o Prêmio Abraccine não é apenas uma enquete numérica entre os votantes, mas sim o resultado de um rigoroso processo seletivo realizado a partir de uma intensa discussão e troca de ideias, via internet, de seus associados em todo o Brasil.
Fundada em julho de 2011, a Abraccine tem hoje cerca de uma centena de associados em praticamente todos os estados brasileiros. Sua missão é promover formas de pensamento crítico, reflexão e debate sobre o Cinema.
Confira os vencedores:
MELHOR LONGA METRAGEM BRASILEIRO:
“Aquarius”, de Kleber Mendonça Filho.
MELHOR LONGA METRAGEM ESTRANGEIRO:
“Elle”, de Paul Verhoeven.
MELHOR CURTA METRAGEM:
“Estado Itinerante”, de Ana Carolina Soares.