Memória Cinematográfica

Menu

O Que Esperar Quando Você Está Esperando

Comédia Estreia 2 agosto 2012

Foram vendidos no mundo todo mais de 35 milhões de exemplares do livro “O Que Esperar Quando Você Está Esperando” (“What To Expect When You‘re Expecting”), de Heidi Murkoff. A obra oferece informações hilárias para “casais grávidos”, com exemplos de diferentes pais. A partir desta sexta-feira, 3, o livro, que virou best-seller do “The New York Times”, chega aos cinemas brasileiros.

Diferentes histórias são contadas, mas, de alguma maneira, elas acabam se cruzando, principalmente porque têm algo em comum: as pessoas envolvidas estão esperando filhos, querem engravidar ou querem adotá-los. E é com a apresentação dos personagens que a fita inicia.

Primeiro, a “dança dos famosos” na TV, concurso no qual participam uma estonteante professora de ginástica, vivida por Cameron Diaz, que descobre que engravidou. Então, outros personagens vão aparecendo e contando as suas histórias, como o que quer engravidar, o que quer adotar, o que engravida na primeira transa, do pai que se casa com menina mais jovem que o filho e tem gêmeos, mesmo sem tentar, para desespero do filho, que quer ter um bebê há anos.

No elenco, além de Cameron Diaz, está a fotógrafa especializada em books de bebês (Jennifer Lopez) e seu marido (o brasileiro Rodrigo Santoro). Ela adoraria engravidar, mas não consegue, então convence o marido a adotar um filho. Seguem para a Etiópia, local onde há muitas crianças abandonadas pelos pais. Sim, antes que venha a pergunta, Santoro fala bem mais de duas frases em inglês.

Um dos momentos que oferecem um pouco de graça é no grupo de apoio aos homens, cujos membros são pais, que trocam experiências de paternidade entre si. Na roda, Chris Rock é o líder.

Com direção do inglês Kirk Jones (“Nanny McPhee – A Babá Encantada”), o longa traz personagens previsíveis, recheados de clichês e bem caricatos, como a que diz falar a verdade sobre a gravidez, mas solta gases em público, faz xixi nas calças e fica famosa entre outras futuras mamães. Cenas de causar desconforto ao espectador não apenas pelos diálogos toscos, mas principalmente por não terem graça nenhuma.

Talvez os pais de primeira viagem se entusiasmem com o título do filme, mas, se este for o interesse, o melhor é optar pela literatura sobre o assunto. A película trata do tema de maneira superficial e com toques de humor, muitas vezes de mal gosto.

Veja também