Memória Cinematográfica

Menu

As Idades do Amor

Estreia Europeu 3 maio 2012

Para contar “As Idades do Amor” (Manuale d’Amore 3), o diretor Giovanni Veronesi, também autor do roteiro, ao lado de Ugo Chiti e Andrea Agnello, dividiu o longa-metragem em três episódios. O primeiro chama-se “Juventude”, seguido por “Maturidade” e “Além”.

O primeiro protagonista é Roberto (Riccardo Scamarcio), um jovem advogado, que está de casamento marcado com Sara (Valeria Solarino). Porém, quando viaja a trabalho para a Toscana a fim de resolver a negociação de um terreno, ele conhece Micol (a bela Laura Chiatti).

Na parte de “Maturidade” é a vez de Fabio (Carlo Verdone), um âncora de TV atrapalhado que acaba se enrolando com uma moça que está em busca de aventura. Ao final, é a vez de entrar em cena o casal talvez mais esperado do longa, vivido por Robert de Niro e Monica Bellucci. A participação de ambos deve durar pouco mais de meia hora, mas é encantadora.

De Niro é Adrian, um professor de História da Arte americano que vive em Roma, mas se vê absolutamente apaixonado por Viola (Monica), filha do zelador do prédio onde vive, Augusto (Michele Placido).

A comédia italiana mistura a confusão patética que só o amor poderia aprontar, mas foca nas figuras masculinas, de modo que as mulheres com quem eles se relacionam se comportam de maneira, digamos, pouco convencional, já que uma é infiel e aventureira, a outra perseguidora e a terceira, stripper. Entre um episódio e outro, porém, há um tal de Cupido que aparece mandando flechas aos enamorados: um clichê desnecessário, é verdade.

Mas é o modo como, de alguma maneira, as histórias se cruzam, ainda que as personagens sejam absolutamente independentes, que a fita encanta. “As Idades do Amor” é um filme para se deliciar e aproveitar as boas interpretações, como da belíssima Monica Bellucci e de De Niro falando italiano, mesmo com um forte sotaque nova-iorquino. O filme foi vencedor da 5ª Semana Pirelli de Cinema Italiano.

Veja também