Memória Cinematográfica

Menu

Imax

3D cinema 26 abril 2012

Fotos: Márcio Neves

Cinespaço The Square Open Mall, na Granja Viana, inaugurou a sala Imax do complexo, que foi aberto há seis meses. Para apresentar a tela gigante, que mede 14 m x 21 m, o equivalente a um prédio de seis andares, a imprensa foi convidada para assistir ao documentário “Hubble 3D”, filmado totalmente em Imax.

O longa-metragem, produzido em 2010 em uma parceria dos Estados Unidos com o Canadá, é dirigido por Toni Myers e feito pela mesma equipe responsável pelo filme Estação Espacial 3D. Aqui, o espectador acompanha a saga no espaço durante o conserto do telescópio Hubble.

Juntamente com a inauguração, em 20 de abril, os cinéfilos puderam apreciar “Titanic 3D”, de James Cameron. Porém, o longa-metragem mais esperado pelos aficionados por cinema com certeza é “Os Vingadores”, que também poderá ser visto em versão 3D a partir de sexta-feira, 27.

O Imax é digital e utiliza um exclusivo sistema de duplo projetor digital, com resolução de 2K em cada um, que é a chave para o desempenho superior da projeção, diferente do outro que exis­te em São Paulo, no Espaço Itaú de Cinema, no Bourbon Pompeia. O som é outro des­taque, já que possui 12 mil watts de potência transmitidos a partir de caixas instaladas atrás da tela e no fundo da sala. Em “Hubble 3D” é possível sentir a potência toda, já que até o chão treme! Um espetáculo!

Adhemar Oliveira, um dos sócios do projeto, diz que a expectativa com a nova sala é das me­lhores. “Montamos a sala seguindo todos os padrões da Imax e, três anos depois da inauguração na Pompeia, o equipamento de hoje é superior”, diz. Ele explica que a máquina é monitorada 24 horas pela matriz, no Canadá. “Temos o top em projeção e a ima­gem que temos hoje é resultado de 40 anos de pesquisa.”

Em comparação com a sala Imax do Bourbon Pompeia, a do Cinespaço é melhor posicionada, já que o cliente entra por cima da sala (e não por baixo) e, por ser mais inclinada, tem-se a visão total da tela. Na primeira sala, porém, dependendo do lugar, fica difícil de acompanhar a legen­da no pé da tela, principalmente quando a sala está lotada.

Ao todo, a sala oferece 389 lugares numerados, mais sete lugares para portadores de necessidades especiais. Além da sala Imax, o multiplex Cinespaço possui outras seis salas em formato stadium. Os ingressos custam R$ 22 (de segunda a quinta) e R$ 30 (sexta a domingo e feriado). Idosos acima de 65 anos e estudantes, além de crianças até 12 anos, pagam meia entrada.

Imax
Os cinemas Imax oferecem combinação do sistema digital de projeção, tela de design específico, sistema digital de surround sound e sala geometricamente criada para isso, possibilitam a sensação de estar no próprio filme. Fundada em 1967, a Imax possui matriz em Nova York (Estados Unidos) e Toronto (Canadá). Há mais de 300 salas espalhadas em 40 países (sendo 60% nos Estados Unidos). Mais da metade das salas Imax possuem a tecnologia 3D.

Cinespaço The Square Open Mall Rodovia Raposo Tavares, Km 22,5, tel.: 2898-9625,

Veja também