Ainda não fui ao cinema aqui em Paris, mas há dois dias fui a Montmartre, o bairro onde fica a igreja Sacre-coeur, e lá dei de cara com uma personagem muito parisiense: Amélie Poulain.
Interpretada por Audrey Tautou, Amélie, do longa-metragem “Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain”, foi a responsável por diversas coisas, como: a divulgação do cinema francês para um público maior e para acabar com aquela coisa blasé que na França só se faz cinema para intelectuais; para divulgar Paris (e Montmartre, bien sûr) e para, definitivamente, colocar a atriz francesa na roda.
Além disso tudo, quem é muito grato a Amélie é o dono desta banca de frutas na esquina da Rue Androuet e Rue Des Trois Frères. Isso porque algumas cenas foram filmadas aqui e vários turistas vão até lá para conhecê-la.
Na entrada, há cartazes do filme à venda (por 9,90 euros) e, do lado esquerdo, estão coladas no vidro várias reportagens que foram publicadas à época do lançamento do longa-metragem de Jean-Pierre Jeunet, em 2001. Quando eu fui, além de mim, outras turistas (japonesas, claro) tiravam fotos e queriam conhecer o lugar onde Amélie vivia.