Memória Cinematográfica

Menu

O Segredo dos Seus Olhos

argentino Estreia Oscar 16 abril 2010

Eu sei, eu sei, eu sei.

Já prevendo que você, caro leitor, vai me perguntar, ou pensar, já antecipo ao responder as três perguntas. A primeira foi, ao ler o título deste post, e você provavelmente pensou:

– Você está atrasada.

– Eu sei.

A segunda será para outros questionamentos no decorrer do texto, como:

– A Argentina faz bons filmes há muito tempo.

– Eu sei.

– A produção brasileira vai de mal a pior.

– Eu sei. Ou melhor, não sei. Talvez seja uma fase, sei lá…

Dia 20 de março fui ver “O Segredo dos Seus Olhos” (“El Secreto de Sus Ojos”), produção argentina que levou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. A sala de exibição do Bourbon Pompéia estava praticamente lotada.

Trata-se de um filme surpreendente, bem feito, com uma câmera que vai para a mão em momentos de tensão ou faz o olhar diegético, ou seja, mostra ao espectador o ponto de vista daquele determinado personagem, tornando a produção mais intimista. Uma história simples, não linear sobre um romance que um ex-funcionário público, Benjamín Esposito (Ricardo Darín), começa a escrever quando se aposenta sobre um caso curioso que foi arquivado e não solucionado, mas que o persegue há mais de 20 anos.

Para tanto, porém, ele recorre à bela colega de trabalho, Irene Menéndez Hastings (Soledad Villamil), sua superior e que estava à frente do assassinato brutal de uma jovem após ser estuprada.

Um dos destaques da fita escrita e dirigida por Juan José Campanella é o bom humor apurado de um personagem coadjuvante, Pablo Sandoval (Guillermo Francella), fiel escudeiro do escritor, que rouba as cenas com tiradas simples, mas capazes de quebrar a monotonia da narrativa.

Há ainda a direção de arte impecável, já que a fita se passa quando ainda se usava máquinas de escrever (e faltava a letra “A”) no lugar dos modernos computadores. E as idas e vindas no tempo têm a ajuda da maquiagem para envelhecer ou deixar os personagens mais jovens.

E qual é o sucesso de “O Segredo dos Seus Olhos”, um filme que mistura humor, cenas que mostram a paixão do argentino pelo futebol no estádio, os cafés que remetem ao clima europeu, os diálogos em forma coloquial e permeados de palavrões ditos no calor da hora que fazem a plateia se divertir? Vá ao cinema, ainda dá tempo, e confira. Você também não vai se arrepender.

Veja também