Memória Cinematográfica

Menu

Seus Problemas Acabaram

Nacional tatianna 1 setembro 2006

Começa com um julgamento. As Organizações Tabajara estão sendo processadas por veicular propaganda enganosa e venda de produtos prejudiciais à saúde. Até poderia ser verdade, a não ser que se tratasse da turma mais irreverente da televisão.

“Seus Problemas Acabaram”, longa-metragem com a trupe do Casseta & Planeta que estréia nesta sexta-feira, dia 1º de setembro, é mais uma tirada de sarro do mundo empresarial no qual os incansáveis humoristas se propõem a fazer de forma muito profissional e, principalmente, inteligente.

Na trama, o advogado seboso Botelho Pinto (Murilo Benício, muito bom!) e sua assistente dona Priscila (Maria Paula) – que ganha dinheiro trabalhando como a stripper Priscilinha Tsunami – defendem Lindauro das Dores (Bussunda). Ele reclama dos efeitos colaterais da milagrosa pílula Borogodol, que prometia transformá-lo em um sujeito irresistível para as mulheres, como aconteceu na primeira vez que ele ingeriu o produto e saiu de carro com a espetacular Luana Piovani. No entanto, ele não contava que a pílula surtisse efeito e despertasse o interesse também de animais.

Em defesa das Organizações Tabajara, um grupo de advogados com gel no cabelo, da empresa Gel, Gel, Gel & Gel, assessorados por publicitários paulistas e caricatos que usam rabo-de-cavalo. Dos dois lados, é trapalhada na certa. A meta, portanto, é um lado acusar, e o outro defender, os benefícios que as Organizações Tabajara trazem às pessoas.

Além de Bussunda, que faleceu durante a Copa do Mundo da Alemanha, também fazem parte do elenco os cassetas Beto Silva, Cláudio Manoel, Hélio de la Pena, Hubert, Marcelo Madureira, Reinaldo.

Além de mostrar os personagens bizarros a que assistimos toda terça-feira na televisão, como Seu Creysson, Chicória Maria e o super-herói Capitão Calcinha, referências de outros programas, como o Zé Pequeno, do longa “Cidade de Deus” e a colônia de surfistas descerebrados.

Dirigido por José Lavigne (que também comanda a turma na TV Globo e faz sua estréia no cinema), a fita conta ainda com efeitos especiais e mistura de linguagens, como o desenho animado que aparece no meio da história para explicar a infância do advogado. Com roteiro do Casseta & Planeta, os diálogos são curtos e tentam, de alguma maneira, enrolar o espectador, que prestam atenção nas entrelinhas, que sempre têm alguma piada embutida, como eles estão acostumados a fazer.

No final, depois de dar muitas gargalhadas, chega-se à conclusão de que se trata de uma bobagem, mas uma bobagem interessante, engraçada, inteligente até. No mínimo, uma gostosa lembrança de Bussunda.

 

Veja também