Memória Cinematográfica

Menu

Asterix e os Vikings

Das tiras dos quadrinhos para a tela do cinema, Asterix e Obelix são estrelas da nova aventura“Asterix e os Vikings” (“Astérix et les Vikings”), longa-metragem que estréia nos cinemas dia 22 de setembro.

A história gira em torno da aldeia de gauleses que ainda resiste ao invasor, principalmente quando conta com ajuda da poção mágica que lhe dá força.

Neste episódio, Asterix e Obelix recebem a dura tarefa de transformar o medroso Calhambix, sobrinho do chefe gaulês Abracurcix, em um guerreiro. No decorrer do caminho, a tropa Viking liderada por Grossebaf invade a Gália e seqüestra Calhambix. Daí pra frente, tudo pode acontecer com os personagens da história “Asterix e os Normandos”, no qual o filme foi baseado.

Lançada em 1959 na França por Albert Uderzo e René Goscinny, os personagens já foram tema de diversos filmes. Dirigida por Stefan Fjeldmark (“Mamãe Virei um Peixe”), a animação é bastante simples, mas com certeza vai atrair os adultos e também as crianças, pois trata-se de uma história atual, que conta com roteiro consistente e muito bom humor.

A produção tem ainda os desenhistas de animação brasileiros Marcelo de Moura e Jean de Moura, fundadores da Academia de Animação e Artes Digitais.

No Brasil, há duas versões: as cópias em inglês trazem as vozes de Paul Giamatti (Asterix), Sean Astin (Justforkix, nome original de Calhambix), Brad Garrett (Obelix), Evan Rachel Wood (Abba), John DiMaggio (Timandahaf, o chefe Viking) e Greg Proops (Cryptograf). Já a versão brasileira traz na dublagem a equipe do “Pânico”, incluindo Vesgo (Asterix), Ceará (Obelix), Mendigo (Calhambix) e Sabrina Sato (Abba).

Veja também