Memória Cinematográfica

Menu

Alfie – O Sedutor

Comédia Romântica tatianna 17 dezembro 2004

Eleito pela revista americana “People” o homem mais sexy do ano, Jude Law foi realmente uma excelente escolha para interpretar o mulherengo Alfie, no longa-metragem “Alfie – O Sedutor”, que estréia nesta sexta, dia 17.

O seu jeito de lorde inglês é inconfundível nas ruas da agitada Manhattan, lugar escolhido pelo conquistador londrino para ganhar as mulheres da cidade que, segundo ele, são as mais bonitas do mundo.

Alfie é assim: um cara elegante e de bom gosto, que gasta suas economias obtidas como motorista de limusine em sapatos e ternos de grifes famosas, e que quer todas as mulheres bonitas a seu bel prazer.

O novo filme é uma releitura do longa exibido em 1966 chamado “Alfie – Como conquistar as mulheres”. Um item a ser destacado é a trilha sonora, criada especialmente para o filme pelo Rolling Stone Mick Jagger e por Dave Stewart.

Na versão moderna, dirigida por Charles Shyer (“O Pai da Noiva”), Alfie quer fazer fortuna e transar com o máximo de mulheres que aparecem em seu caminho (mesmo se for uma cliente). E aparece de tudo. A mãe solteira; a casada, cujo marido não a procura para o sexo há seis meses; a gatinha que faz tratamento para se livrar das drogas; a namorada do amigo; a ricaça que o troca por um cara mais jovem.

Enquanto vive sozinho em seu pequeno apartamento na cidade, Alfie está feliz. Caso queira passar a noite com alguém ao seu lado, corre para os braços da namorada Julie (Marisa Tomei), que mora sozinha com o filho pequeno.

As confidências ficam apenas para o espectador, já que a narrativa é feita pelo ator diretamente para a câmera, como se ele estivesse de fato conversando com quem o assiste. Uma boa saída encontrada pelo diretor para fazer com que cada um se sinta parte da vida de Alfie.

Uma das mancadas feitas por Alfie atinge o colega de trabalho Marlon (Omar Epps), que agora está em crise no namoro com a negra Lonette (Nia Long). Pensando em ajeitar as coisas para o amigo, o conquistador acaba se envolvendo com a moça e gerando um problema ainda maior. O amigo, que não sabe que os dois passaram a noite juntos, agradece-o por tê-la feito voltar.

Mas é na semana das festas de final de ano que Alfie conhece Nikki (Sienna Miller), uma loira linda, cheia de charme, que consegue fazer com que Alfie a leve para a sua casa. E então o problema está armado. Nikki domina o apartamento, pinta a parede, mas em compensação arruma a bagunça que o bonitão jamais conseguiu fazer um dia.

Sai de lá e corre para os braços da coroa e rica Liz (Susan Sarandon), mulher que conheceu enquanto ele a levava para fazer compras em uma das lojas Chanel da cidade. Ele aproveita para palpitar sobre o modelo do vestido, e os dois acabam se encontrando outras vezes e se embebedando de Absinto.

O problema é que Alfie se dá conta que precisa de algo certo, precisa ter uma companhia para o resto da sua vida. É quando ele começa a revisitar todos os seus casos fracassados e percebe que precisa mesmo é de paz interior. “Se você não tem isso, não tem nada.” Ele é que está certo.

Comentários

O filme é aquela sessão da tarde, bom pra dar umas risadas sobre as bobagens do cara e também aproveitar para admirar a fotografia de Nova York, a grande metrópole que no cinema fica cada vez mais bonita. E sim, a atuação de Jude Law está ótima, e nem poderia ser diferente porque o bonitão (sempre elegantemente vestido) aparece em todas as cenas do longa-metragem. Ah, sim, as canções de Mick Jagger também valem o filme.

Veja também