Quem não leu o livro, nunca saberá quem são os autores do Mapa do Maroto, um documento importantíssimo para Harry Potter no terceiro volume da série: “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”.
O longa-metragem, que tem estréia mundial nesta sexta, dia 4 (com exceção de Londres), conta a história de modo um pouco diferente daquela publicada no livro escrito pela inglesa J. K. Rowling, que já concluiu cinco volumes da série que lhe rendeu uma das maiores fortunas do mundo. Mas isso já estava previsto pelo diretor Alfonso Cuarón.
“Jô Rowling me pediu para não ser muito literal em minha interpretação, mas para ser fiel ao espírito dos livros”, diz o diretor.
Realmente, o diretor que substituiu o responsável pelos dois primeiros filmes, Chris Columbus, mudou um pouco a ordem da história, mas precisamente no final, sobre a origem da nova vassoura, uma verdadeira firebolt, que Harry (Daniel Radcliffe) ganha após ter a sua quebrada.
Os fãs do bruxinho não verão a Grifinória ganhar o campeonato de Quadribol no cinema, mas em compensação verão em cores, com cópias legendadas e dubladas (mais de 500 salas receberão o filme, sendo que só no Cinemark Tamboré serão três: duas dubladas e uma legendada), o professor Lupin (David Thewlis) se transformar em lobisomem na noite de lua cheia.
Também verão Bicuço, o hipogrifo de Rúbeo Hagrid (Robbie Coltrane), voar sobre o lago ao lado de Hogwarts, a escola de magia. Outra cena bacana é quando Harry é resgatado em Londres pelo Nôitebus Andante, um veículo roxo, com três andares, que não pode ser visto pelos olhos dos trouxas (não-bruxos), correndo nas ruas da cidade.
E verão outras coisas, que só mesmo acompanhando a inteligente Hermione (Emma Watson) e o medroso Ron (Rupert Grint) se embrenharem nas mais incríveis aventuras deste terceiro ano letivo.
O filme todo gira em torno de Sirius Black (Gary Oldman), o suspeito por ter denunciado os pais de Harry Potter para Lord Voldemort, fato que culminou com suas mortes.
Preso em Azkaban, a prisão dos bruxos, Black consegue fugir e, acredita-se, que agora tem a missão de acabar com a vida de Potter.
Para completar, os Dementadores, os guardas de Azkaban, se instalam em Hogwarts e causam muita confusão, principalmente porque eles exercem uma grande influência sobre Harry.