Memória Cinematográfica

Menu

Os Irmãos Grimm

tatianna 6 outubro 2005

Uma mistura de conto de fadas com desventura de mistérios. Assim é “Os Irmãos Grimm” (“The Brother’s Grimm”), novo filme dirigido por Terry Gilliam (“Os Doze Macacos”) que estréia nos cinemas nesta sexta-feira, dia 7 de outubro.

A história conta a saga dos lendários escritores Will (Matt Damon) e Jake Grimm (Heath Ledger), dois irmãos que foram enganados na infância e trocaram seu sustento por feijões mágicos. No início do século XIX, porém, eles viajam pela Europa na época de Napoleão para deter monstros em troca de dinheiro fácil.

Trapaceiros, eles contratam atores para viverem as bruxas que vão exorcisar. Porém, quando as autoridades francesas descobrem seu esquema, eles são forçados a enfrentar uma maldição real em uma floresta encantada pela Rainha Má (Monica Bellucci), onde jovens donzelas desaparecem para a bruxa ter a poção da eternidade.

Muitos de seus contos de fadas, como “Cinderela”, “O Chapeuzinho Vermelho”, “João e Maria”, são introduzidos na história, criando uma verdadeira cilada para os Irmãos Grimm. Então, eles recebem a missão de procurar as crianças desaparecidas em Marbaden.

Uma das cenas engraçadas (e nojentas) é quando Will pede ajuda a um sapo para ele indicar o caminho na floresta encantada. Para tanto, é necessário dar uma lambida no anfíbio.

O longa, na verdade, não fala da vida dos Grimm, como uma biografia, mas conta uma história que insere os dois em uma trama e são vítimas de seus próprios personagens que criaram para a alegria infantil.

Com trilha sonora impecável, o longa conta também com direção que abusa dos jogos de câmera, principalmente quando há correria (mas sem ficar pesado). O roteiro, embora seja um tanto infantil, oferece momentos de risadas e show de interpretação de Peter Stormare, no papel de Cavaldi, um capanga que vai a mando do rei derrotar os Grimm. Seu sotaque é hilário e também arranca boas risadas da platéia, principalmente com a sua peruca.

A película é uma parceria entre os Estados Unidos e a República Tcheca e deve encantar muitos espectadores. Principalmente aqueles que vão assistir a um bom filme para se divertir.

Mais Lidas

Veja também