Depois do sucesso de “O Terminal“, o polivalente Tom Hanks volta aos cinemas nesta sexta, 26 de novembro, estrelando a animação “O Expresso Polar” em cinco papéis diferentes. O longa-metragem, baseado no livro infantil de Chris Van Allsburg, fala sobre os mistérios do Natal.
A novidade, porém, está no ambiente virtual onde o filme foi feito. As 72 câmeras instaladas no set de filmagem emitem a luz infravermelha com o objetivo de informar ao computador a posição dos obstáculos que a luz encontra, ou seja, os sensores aplicados nos atores.
Canções natalinas, Papai Noel, elfos, renas, presentes de Natal. A história conta sobre o Menino Solitário que está desacreditado sobre o espírito natalino. Mas ele percebe que para ver, ouvir e sentir é preciso, sobretudo, acreditar.
Na véspera de Natal, o menino vai para cama fingir que está dormindo enquanto sua irmã e seus pais esperam pela chegada de Papai Noel. De repente, ele ouve um barulho enorme vindo da rua. Então se levanta, vai até a porta de pijama e chinelos no meio da neve, e o condutor do trem, que está parado em frente à sua casa, lhe pergunta: “E aí, você vem?” E o menino devolve: “Para onde?”. O mistério então se desfaz: “Para o Pólo Norte, é claro. Este é o Expresso Polar!”
Por um momento o garoto não vai, mas quando o trem começa a andar, ele corre e embarca no vagão lotado de crianças que têm a mesma missão: descobrir o que lhe falta para sua jornada pessoal se tornar completa.
Billy, o último a subir no trem, é um garoto melancólico, que nunca teve sequer uma lembrança boa no Natal. Ele e Holy, uma menina inteligente e talentosa, pronta para ser uma líder, entoam uma belíssima canção natalina, “It’s all I want when Christmans is coming to town”. No trem, os garçons apresentam uma belíssima coreografia com a música que oferece chocolate quente às crianças. Uma verdadeira festa.
Ao chegar ao Pólo Norte, a diversão é garantida. Melhor mesmo quando Santa Claus, o Papai Noel, aparece para escolher quem vai ganhar o primeiro presente e todos os elfos e crianças cantam em coro “Santa Claus is coming to town”.
Por falar em música, vale destacar a trilha sonora, que foi bem elaborada, com canções clássicas e outras compostas especialmente para o longa-metragem.
Para emocionar adultos e crianças, “O Expresso Polar” é diversão na certa para todos que ainda têm dúvidas sobre a existência do bom velhinho nesta época do ano. É o espírito natalino invadindo a cidade, mesmo que for apenas para escutar de verdade o som de um guizo.