Vencedor do Oscar de Melhor Direção de Arte, o longa, dirigido por Guy Ritchie, fala sobre o famoso detetive que vive em Londres (interpretado por Robert Downey Jr.) e seu parceiro Watson (Jude Law). Os dois tentam encontrar um vilão que pretende perturbar a paz e ameaça a Inglaterra.
A versão atual, porém, pouco tem a ver com clássica história do detetive que resolve seus casos apenas fumando seu cachimbo e pronunciando a célebre frase: “Elementar, meu caro Watson”.
O personagem-título criado por Ritchie briga com golpes certeiros tal como os filmes de luta. Destaque principalmente para a atuação dos dois grandes atores, que combinam uma química perfeita, uma vez que os dois, como bons parceiros, precisam desta cumplicidade. Os diálogos, aliás, são um destaque à parte, pois abusam do humor e do sarcasmo para impor respeito em um país onde as pessoas estão acostumadas com status.
O diretor também não abriu mão de sua marca registrada, como uso de câmera rápida, estética que lembra as histórias em quadrinhos. Um ótimo entretenimento para lembrar a história ou até mesmo conhecer.